sábado, setembro 15, 2007

108-13 ...íamos ganhando!



Gajo que é gajo gosta de bola. E a bola não precisa de ser necessariamente redonda. Essa foi a lição que aprendi nos últimos tempos.

Ser português é também exultar com os resultados obtidos pelos nossos atletas. Mas há vezes em que os resultados não são tudo. É o caso da Selecção Nacional de Rugby.



Eu nunca fui muito apreciador, admitamos. Mas estou a aprender.

Quando descobri que íamos jogar com os All-Blacks no Mundial, pensei que ia ser uma versão "rugbística" do AC Milan vs Amarante FC (em S. Siro)! Até agora, os resultados mais desnivelados num Mundial de Rugby tinham sido os 145-17 que a Nova Zelândia infligiu ao Japão no Mundial de 1995, e os 142-0 com que a Austrália presenteou a Namíbia em 2003. Nenhuma destas 4 selecções é integralmente composta de jogadores amadores, como a nossa. Por isso, qualquer resultado com uma diferença menor do que estas era, a meu ver, positivo.


3 pontos para Portugal!
Mas os "Lobos" foram mais longe. Ao 2º remate do jogo, conseguiram por a bola entre os postes (12-3), e no princípio da 2ª parte empurrámos os All-Blacks ao ponto de marcarmos um ensaio. Ainda por cima, por um veterinário!! Eu nunca tinha festejado assim para qualquer outro desporto que não fosse o futebol!



Numa altura em que a Selecção Nacional de Futebol não parece fazer mais nada para além de trazer desgostos, parece-me bastante apropriado usar aqui a célebre frase proferida por Henry Blaha: "Rugby is a beastly game played by gentlemen; soccer is a gentleman’s game played by beasts (...)"


Desportivismo dos Kiwis

3 Comments:

At domingo, setembro 16, 2007 3:25:00 da tarde, Blogger Mike escreveu...

O triste é a grande maioria dos Portugueses não poder estar a viver estes momentos únicos com a selecção de rugby! A maior parte das pessoas desconhece as mais básicas regras!Perde-se uma oportunidade única para divulgar e fazer progredir este desporto em Portugal.
Que a Sport TV encha os cofres com o orgulho nacional!

 
At segunda-feira, setembro 17, 2007 12:50:00 da manhã, Blogger Farináceo escreveu...

Desculpa fazer a defesa da Sporttv mas parece-me que a culpa não é bem deles... Se calhar é mais da RTP que achou que não valia a pena comprar os jogos... Quanto À questão da divulgação da modalidade, acho que a sport tv está a fazer bem melhor trabalho do que a rtp faria. Se a rtp tivesse comprado o mundial só veríamos os jogos de portugal, ou então veríamos os jogos refundidos no porto canal, comentados por um bronco qualquer tal qual como aconteceu com o europeu de basquetebol. Assim pelo menos podemos assistir a excelentes jogos como foi hoje o Samoa-Tonga. Quanto à nossa selecção não deixa de ser importante referir que a seguir ao rugby defrontámos os all-blacks numa peladinha de futebol e o resultado foi um folgado 3-1 a nosso favor (mas sem golos de veterinários, porque no futebol a barriga pesa um pouco mais).

 
At segunda-feira, setembro 17, 2007 1:24:00 da manhã, Blogger Carlitos! escreveu...

Concordo plenamente com o último rapaz que aqui comentou.

A "cobertura" feita pela SportTv à nossa Selecção e aos restantes jogos é tão boa, que eu dei por mim a ver outros jogos de Rugby, mesmo com equipas ditas "menores" (ou "maiores", se compararmos com Portugal... mas só em termos de profissionalismo).

Os 3 principais canais públicos mostram futebol, futsal e futebol de praia (notam algum paralelismo?). O rugby, o triplo salto, o triatlo, o voleibol, o basquetebol e demais modalidades não são prioridade (até a Selecção Nacional de Basquetebol foi atirada para a RTPN e para a :2).

Acabei por também ver a peladinha (os 3-1)!! Até foi refrescante, porque este tipo de jogadores não se mandavam para o chão a rebolar e a pedir cartão sempre que eram "tocados" (como na equipa do Scolari). Quando os "kiwis" marcaram o tento de honra, festejaram tanto como os portugueses quando marcámos o ensaio!

 

Enviar um comentário

<< Home