domingo, maio 16, 2010

As escolhas de Queiroz


Eu percebo que seja difícil agradar a todos, mas esta convocatória é uma fantochada, e de certeza desagrada a maioria dos portugueses.

Começou logo pela lista de 50 pré-convocados, onde se encontrava, entre outros, o Petit. Sim, o mesmo jogador que tinha renunciado à Selecção em 2008. Quem é que não foi incluído na lista? O Manuel Fernandes. E sim, o mesmo que agora se encontra na lista dos 30 convocados. Um lapso de copy-paste, diz Carlos Queiroz.

Para mim, o seleccionador deve fazer jus ao seu título e fazer uma selecção dos melhores jogadores portugueses. Depois de ouvir as suas explicações da convocatória, mais absurdas me parecem as suas escolhas.

Daniel Fernandes... Quem? O guarda-redes do Iraklis, emprestado pelo Bochum devido à sua pouca utilização. O Bochum, aliás, penúltimo classificado da Bundesliga e com a 2ª pior defesa do campeonato. No Iraklis fez 9 jogos, sofreu 7 golos. Mas é alto, e deve ser bom nos cantos. E quando se puder usar 2 guarda-redes num só jogo, então convocamos o Ricardo para a baliza, e este Daniel só para os cantos. O Rui Patrício faria bem o seu lugar (é um dos 7 totalistas da Superliga), mas o seleccionador diz que terá várias oportunidades no futuro para ser chamado.

Beto... titularíssimo do 3º classificado da Superliga. Ou talvez não. Claro que merece ser convocado. O Quim faria bem o seu lugar (outro dos 7 totalistas da Superliga), mas o seleccionador diz que não tem futuro na Selecção. Ou seja, por melhor que um jogador seja, a partir dos 33 anos tem os dias contados na equipa nacional.

Eduardo – bem convocado. Embora não me pareça consistente. Não o colocaria a titular.

Miguel – importante num esquema táctico que inclua dar um tiro no Robinho ou no Kaká.

Paulo Ferreira – joga na esquerda, joga na direita, e joga mal em ambos os lados.

Ricardo Carvalho – faz sentido. Além disso, é amarantino.

Bruno Alves – um bom defesa central, que com um pouco de sorte dura mais de 20 minutos em campo.

Rolando – convocado por jogar no clube onde joga. Não merece ir ao Mundial. A não ser como cantor de música ligeira.

Ricardo Costa – não fez a campanha de qualificação, mas tem estado a jogar bem. Dou o benefício da dúvida.

Duda – extremo a fazer de lateral esquerdo. Não há muitos outros a fazer esta posição. Faz sentido.

Fábio Coentrão – uma surpresa agradável. O único convocado do clube campeão nacional. Não gosto dele como lateral, mas é melhor que muitos outros nessa posição.

Pedro Mendes – um bom jogador, mas não tem estado a jogar a um nível que mereça ser convocado. Dou o benefício da dúvida.

Pepe – "não conto com o Pepe para central", disse Queiroz. Foi então convocado para uma posição onde joga pouco, e não muito bem. O trinco além de defender, é o primeiro jogador a vir buscar a bola aos centrais para dar início à construção de uma nova jogada. O Pepe não é um trinco, por isso fica à espera que os centrais façam lançamentos longos para a frente. Um dos maiores erros tácticos do Carlos Queiroz.

Zé Castro – o Daniel Carriço tem experiência a menos, o Fernando Meira experiência a mais. O Zé é que é! Em vez dos 568 centrais convocados, podia convocar-se o Ruben Amorim que faz várias posições. No campo.

Tiago – há jogadores na posição dele a jogarem melhor. O Bidão de Ouro.

Deco – é dos jogadores a quem tenho prestado mais atenção quando joga na Selecção. Perde bolas como ninguém. Não aguenta os 90 minutos há muuuuuuuito tempo. E não joga no clube. Faz sentido convocá-lo, mas quem é que o pode substituir naquele lugar? Carlos Martins é o 1º nome que me vem à cabeça. Fez uma 2ª volta fantástica. Oops, não foi convocado.

Raúl Meireles - em baixo de forma há alguns meses. Faz sentido convocá-lo, só para ver mais uma tatuagem (África do Sul, aqui bou eu!), mas espero que esteja em boas condições físicas, pois vai ser titular.

Miguel Veloso – ui! Que bem tem jogado ultimamente. Em forma, tem lugar na Selecção. E na passerelle.

Simão Sabrosa – obviamente.

Danny – ainda não percebi a que posição o querem por a jogar.

Liedson – o melhor avançado português da actualidade.

Hugo Almeida – melhor que o Makukula.

Cristiano Ronaldo – um bom substituto do Di Maria no Benfica, quando os 2 clubes fizerem a troca de jogadores.

Nani – o Cirque du Soleil da nossa Selecção.


Entende-se que haja jogadores polivalentes, o que não se entende é que o seleccionador prefira estas adaptações aos jogadores que realmente jogam naquelas posições. São automatismos e treinos específicos que estes jogadores têm que ter, diferentes do que estão habituados. Extremos a fazerem de laterais, centrais a fazerem de trincos, avançados a fazerem de médios organizadores de jogo, e professores a fazerem de seleccionadores.


Pessoalmente, a melhor parte disto tudo é que jogadores como o Saviola, Aimar, Javi Garcia, David Luiz e Carlos Martins vão estar fresquíssimos no recomeço da temporada 2010-2011.

1 Comments:

At terça-feira, maio 18, 2010 10:53:00 da tarde, Blogger Mike escreveu...

Pequena achega ao comentário Bruno Alves:

http://www.youtube.com/watch?v=HX4mtcuw-3g&feature=related

 

Enviar um comentário

<< Home