quarta-feira, março 22, 2006

Como é que se diz "Tirem-me deste filme" em neerlandês?

O mulherio holandês não é mau, mas quando me disseram que iria haver uma sueca na aula de neerlandês, derramei uma lágrima.

Chegada 3ª feira, só imaginava a calmeirona loira à minha frente. Escusado será dizer que fui enganado.

Em 1° lugar, "geen suecas" (que é como quem diz, "nada de calmeironas") ;
em 2° lugar, a classe de 5 alunos (uma suíça, um argentino, uma norte-americana, um sueco e o vosso já conhecido macho lusitano) transformou-se numa classe de 10, juntando-se à festa um mexicano, um italiano, uma turca e duas holandesas. E perguntam vocês: "porque é que andam duas holandesas a aprender a falar neerlandês" ?

Não são umas holandesas quaisquer, mas sim umas belas moçoilas da comunidade iraniana de Roterdão, também conhecida como "aquele maralhal de tez escura e monocelha". Infelizmente não pude confirmar esta última afirmação, visto que (wait for it, waaaaait for it...) vieram as duas de burka vestida. Sim, é verdade!, só se lhes viam os olhinhos.

Eis que, no meio da lição, chegou aquela parte em que temos de nos apresentar à classe (em inglês, para que todos percebam), dizendo a nossa idade, o que fazemos na vida e, já agora, porque razão queremos aprender a falar a língua.

Cada um disse de sua justiça, até que chegou a vez da Raziye (uma das "burkas"). Só que a rapariga (suponho que fosse uma rapariga) só sabia falar iraniano. A outra "burka" (Yannae) sabia falar um pouco de turco, para além do iraniano, e felizmente a rapariga turca (Nezaket) falava um pouco de inglês (NOTA DE AUTOR: os nomes estavam escritos no quadro, o que justifica a precisão com que estão relatados neste post). Assistiu-se então a esta novela, em que a Raziye dizia de sua justiça, a Yannae traduzia para turco, e a Nezaket traduzia para o resto da sala. Daí o título deste post.

Ora a Raziye tem 18 anos, tem como profissão cozinhar para a família e para o marido, e inscreveu-se no curso porque o marido lhe disse para o fazer (foi o que consegui retirar do seu discurso). No entanto, a Yannae tem 17 anos, não tem profissão, mas custuma tomar conta dos filhos da Raziye, e veio aprender a falar neerlandês porque o marido da Raziye (seu irmão) lhe disse para o fazer (não é permitido a estas mulheres irem sozinhas a estas coisas). O resto da classe estava boquiaberta a olhar para aqueles 4 olhinhos.

Por mais triste que seja, não haverão cenas do próximo capítulo, porque esta foi uma lição especial (bem podes dizê-lo novamente), e para a próxima vez seremos só os 5 do costume.
Uma coisa é certa: no final da aula, já nem me lembrava da sueca...

2 Comments:

At quarta-feira, março 22, 2006 3:47:00 da tarde, Blogger Vetoon escreveu...

A começar em ti ao pé rosa-coxinho e a acabar em burcas falantes e em suécas que passam despercebidas, aí estava uma fotografia que eu gostava de ver publicada!

 
At quarta-feira, março 22, 2006 6:43:00 da tarde, Blogger Mike escreveu...

A pergunta que se coloca é: como é que a Raziye com 18 anos já tem vários filhos?Será que não há pedofilia no reino das Burkas?

 

Enviar um comentário

<< Home