quarta-feira, novembro 29, 2006

Taça da Liga

Primeiro, reduzem-se as equipas na 1ª Liga, para tornar os clubes nacionais mais competitivos nas competições europeias.

Ó despois, arma-se muita confusão, porque esta medida implica a descida de divisão de 4 clubes, Gil Vicente incluído. Mas a Liga e a FPF mantêm-se firmes na sua decisão.

E pronto... agora que os jogadores já têm menos jogos para jogar, vamos criar uma nova competição, onde o clube vencedor jogará pelo menos 8 jogos para além do campeonato. Ou seja... um campeonato com 18 equipas até era menos cansativo.

Para agravar, a forma como estará organizada esta competição é um pouco absurda. A primeira eliminatória levará as equipas da 1ª Liga a jogarem "fora", no campo de uma equipa da Liga de Honra.

À 3ª eliminatória (8 equipas), começa-se a jogar a duas mãos. As 4 vencedoras farão parte de uma fase de grupo (e não uma fase de grupos), onde jogarão todas umas contra as outras, e segundo o Sr.Presidente da Liga, provavelmente irão até jogar "em campos neutros" (já estou a ver o sucesso de um Estoril vs Naval 1º Maio em Amarante...).

Depois disso, as duas primeiras classificadas defrontam-se, uma vez mais, na final (que, analisando os estádios portugueses, suponho que seja no Intermunicipal do Algarve)!!
Está-se mesmo a ver o Benfica, Sporting e FC Porto à batatada nestes jogos, a ver se lesionam adversários para o campeonato, ou a "limpar" cartões...

Para quê uma Taça da Liga? A Taça de Portugal já cumpre esse suposto propósito: proporcionar a oportunidade a uma equipa de escalões inferiores, de defrontar um Grande do futebol português. Ou porque não?, jogar no Jamor.

Onde encaixá-la nos jogos do campeonato, Taça de Portugal, competições europeias e compromissos da Selecção?

E que direitos terá o vencedor desta competição? Irá à Taça Uefa? Irá à Liga dos Campeões? Irá para o raio-que-o-parta?

Passará a Supertaça Cândido de Oliveira a ser disputada a 3? Pois... porque esta competição (a Supertaça) foi também uma invenção para ver se levava gente aos estádios, e nicles (embora esta até faça um pouco de sentido na minha cabeça).

Interesses nesta competição são, lá está, puramente económicos, e não desportivos: far-se-á mais um contracto com uma estação televisiva (que garantirá o exclusivo da Taça da Liga), e os próprios árbitros terão mais oportunidades para encher os bolsos.

Em suma, invenções e mais invenções "à portuguesa".


P.S.: depois de terem ido buscar esta ideia a Inglaterra, porque não fazer como no Brasil e criar adicionalmente os campeonatos estaduais (no nosso caso, regionais)? Ou como na Holanda, fazerem-se Torneios por cidade (onde o vencedor é considerado o campeão daquela cidade)? Títulos são coisas que nunca são demais, mesmo que seja o Campeão da zona entre a estrada velha e a mercearia do Zé... Ó Hermínio, estás à espera de quê?

1 Comments:

At quarta-feira, novembro 29, 2006 7:26:00 da tarde, Blogger Mike escreveu...

Isto parece-me tudo muito bem, pelos vistos vamos passar a ter cada vez mais quantidade (de jogos, de lesões, de canais da Sport TV, de luvas a pagar) e cada vez menos qualidade! É uma maneira de encarar o futebol português. Tenho assim uma alternativa ao totobola: em vez de se apostar no resultado, pode apostar-se no tempo que os jogadores vão passar sem lesões, ou então no nº de jogadores lesionados por equipa, etc. As hipóteses são infindáveis.

 

Enviar um comentário

<< Home