quinta-feira, abril 28, 2005

O estado das coisas

(texto extenso em seguida, não se aconselha a leitura a ninguém)

Tendo em conta que este é um blog também destinado a comunicar com os nossos amigões que estão no estrangeiro, há um determinado assunto que eu acho que lhes devo esclarecer, uma vez que eles estão ausentes do país desde a idade das trevas (a.k.a. governação do santana lopes). Peço desculpa, oh tu da bélgica (não me parece que estejas sequer a ler isto), mas até o teu partido deixou de ter o Paulinho das Feiras.
Assim, queria contar-vos como vai a situação do país. Digo-vos desde já que vai mal... As eleições foram há mais de 2 meses, o governo tomou posse há um mês e meio, e devo-vos dizer que estes têm sido tempos extraordinariamente difíceis para o "tuga" comum...
E porquê, perguntam-me vocês caros colegas emigrados? Porque neste espaço de tempo, nenhum português consegue apontar uma só gaffe deste governo. Nada. Nem um abusozinho de poder, umas férias em cabo verde com tudo pago, um professorzito morto colocado na escola primária de cabeçeiras de baixo, nem sequer um qualquer professor com ares de vedeta televisiva foi mandado calar (vamos supôr, num exercício meramente especulativo que o nome desse professor começa em M acaba em O e tem arcel pelo meio).
Eu sou daqueles que partilha da opinião que o povo português tem dificuldade em lidar com um governo que comete poucos erros e com um primeiro ministro que aparece pouco nas notícias.. A sério que acho, que todos nós, lá no fundo, no fundo, gostamos é de um governo que ponha a pata na poça. A idade das trevas foi o tempo ideal para o tuga comum, durante a época do Santana andávamos chateados mas pelo menos de consciência tranquila.
Pensem bem, e vejam lá se esta teoria, que não é minha, confesso, não é verdade. Se o governo até governa de quem é a culpa? É verdade, é nossa. O dia em que deixarmos de poder chamar proxenetas aos governantes, é o dia em que vamos ter de começar a trabalhar, e não estamos preparados para isso. Trabalhar em vez de ver o Malato a falar para as sopeiras? Trabalhar em vez de nos rirmos às gargalhadas com uns broncos numa quinta no ribatejo que até têm umas câmaras? Não pode ser. O povo unido nunca mais será vencido (devo dizer que eu e o Carlitos somos as pessoas ideiais para usarmos estes slogans, nós, que na mesma noite, e pela mesma pessoa, fomos chamdos de monárquicos, fascistas e comunistas).
Pelo menos dêem-nos um euro2004 todos os anos para podermos andar entretidos, e termos mais uma desculpa para não termos de fazer nada...