terça-feira, maio 24, 2005

O que vale é o Benfica!

Acho que o Santana & companhia deveriam agradecer ao Benfica pela vitória do campeonato, nao por este facto em si, mas mais pela onda de euforia e pelo estado de graca em que o País inteiro entrou. Tudo está bem, o Benfica ganhou o campeonato: o numero de mulheres que apareciam nas urgencias devido a "ter batido com a cara numa porta" desceu drasticamente; o povo sorri nas ruas; etc...
Ora talvez por o impacto da vitória do Benfica cá na Austria nao se ter feito sentir com grande intensidade, eu devo ser dos poucos portugueses que nao ando com a sensacao de andar a receber morfina de hora a hora. Quero dizer com isto que estou um bocado preocupado e que me deixa ligeiramente perplexo (ou talvez nao) o facto de ter lido uma notícia hoje, que passo a citar: "O retrato tirado às contas do Estado é devastador para o Governo de Santana Lopes, ao ponto de assustar políticos e economistas e surpreender Bruxelas um défice de 6,83% do PIB nas contas do Estado, o mais alto da União Europeia.", seguido de: "Em relação ao défice de 2,86% do PIB, anunciados em Dezembro pelo então ministro das Finanças, Bagão Félix, faltam nos cofres do Governo nada mais que 5,55 mil milhões de euros, 4,0% do PIB, de acordo com os cálculos do Banco de Portugal. Destes, Bagão tencionava "pescar" dois mil milhões de euros em receitas extraordinárias. O plano, contava com dividendos da Galp, no valor de 548 milhões de euros, outros 500 milhões com a venda de património e mil milhões com a transferência do Fundo de Pensões da CGD e venda de concessões de auto-estradas. Foi tudo por água abaixo.Falta agora, para além destes milhões, mais 3,58 mil milhões de euros, quase 2,6% do PIB. Como foi possível este monumental "engano" nas cifras para 2005? Isto aconteceu porque o Governo anterior desorçamentou verbas, procedeu a cativação e ignorou despesas." Ah e tal está a apetecer-me ignorar umas despesas feitas aqui pelo pessoal! O que é que achas ó Paulinho? Por mim tudo bem e como o Santana nao pode responder porque está a dar umas entrevistas para a Caras, olha fica só entre nós os dois, acho que ninguém vai descobrir!