sexta-feira, maio 20, 2005

Star Wars again.

Para tristeza de muitos vou voltar a falar da Guerra das estrelas!
Fui ontem, como muitos milhoes de pessoas por todo o mundo, ver a estreia do Episódio III - Revenge of the Sith (nao deu foi para ir ao Forum Lisboa). Ainda meio ressacado com todos os novos acontecimentos, nao posso deixar de afirmar que fiquei bastante desiludido. Claro que vai haver gente a dizer que o filme é o máximo, mas acho que a grande maioria das pessoas que cresceu a ver os episódios antigos vai ter a mesma sensacao que eu tive.
Os novos episódios sao completamente diferentes dos antigos e perderam muito daquilo que fez os primeiros ( IV;V;VI) episódios serem memoráveis. Penso que o excesso de dinheiro e o excesso de tecnologia com toda uma sequencia interminável de cenas feitas em computador apagaram o elo de ligacao entre os antigos episódios e os novos. Parece que foram realizados por pessoas diferentes! Nos antigos episódios o mundo apesar de fantástico, era credível, as coisa tinham tido um passado, estavam gastas, sujas, partidas. As personagens estavam lá a ser filmadas e nao eram apenas uns bonequitos irritantes gerados por computador a fazer umas piadolas forcadas para agradar à criancada. Os cenários e paisagens eram credíveis assim como as accoes dos personagens. Nos filmes modernos há demasiadas cenas em que o excesso estraga tudo (excesso de efeitos especiais e de acessórios computadorizados-naves, paisagens personagens; excesso de piadas;excesso de dramatismo nas falas das personagens). Foi pena o Jorge Lucas nao ter feito estes filmes ( I,II,III) logo a seguir aos primeiros, na altura em que a tecnologia nao estava tao avancada e nao permitia tantos exageros, tendo de se recorrer a extras de carne e osso que davam muito mais realismo às cenas. Para grande pena minha Star Wars moderno deixou de ser um mundo credível.
Só me resta ficar feliz por ter os episódios antigos em DVD!

3 Comments:

At domingo, maio 22, 2005 3:36:00 da manhã, Blogger Farináceo escreveu...

Para não chatear quem já tá farto de Star Wars, vou-me pronunciar só num comment. Vi o filme hj, e se calhar por já ir precavido dos teus avisos, gostei muito do filme. Vou-te explicar qual foi a utilidade dos teus avisos. Ao saber que a "forma" era exagerada, ao já estar preparado para isso à partida, e não ficar surpreendido com o excesso de efeitos especiais, de aliens sem utilidade nenhum, ou de personagens estéreis sem utilidade para a narrativa, pude concentrar-me verdadeiramente no "conteúdo". E a história do filme é, na minha opinião muito boa. é este, e apenas este filme que faz com que esta nova trilogia valha a pena, e que faz com que esta história merecesse ser contado. Olhando para os 6 filmes (como o sr. lucas diz que devem ser olhados) como um só, e apesarem de terem um princípio muito mau (o episódio I é desastroso), a história faz sentido, e a metáfora da luta bem\mal há muito tempo atrás numa galáxia distante torna-se verdadeiramente real. O sabermos queal o motivo que levou o anakin a converter-se ao lado negro faz com que o final do episódio seja mais credível. O sabermos que é ele que no final do episódio VI mata o imperador, permite-nos distinguir com maior clareza que o destino do Luke era muito mais do que só salvar o pai, era ajudar a que se cumprisse a "profecia". Se conseguires (eu sei que nestes 3 filmes é dificil, pq de tanto querer espantar, os efeitos especiais apenas nos fazem afastar da história) abstrair-te da "forma" vais ver que o "conteúdo" é muito próximo de ser perfeito, e que como eu sempre disse esta é uma história que é passada no espaço, da mesma maneira que podia ser passada em milhares de sítios diferentes (na antiguidade, na idade média, no farwest,etc), e esse encanto é para mim o que me faz adorar o "STAR WARS".

PS:vais ver que no dia em que nos sentarmos para ver os 6 filmes de seguida como está prometido, vais encontrar uma pontinha de verdade naquilo que digo

 
At domingo, maio 22, 2005 3:58:00 da tarde, Blogger gAnDaMaLuKo escreveu...

Por amor de Deus... Seus geeks, vou-vos desde já dizer isto:
ponto 1) não estava nada à espera que fosse o Anakin o Darth Vader; como a voz era do James Earl Jones, sempre pensei que, por analogia, o Darth Vader fosse o Samuel Jackson;
ponto 2) a passagem do Bem para o Mal pelo Anakin foi feita muito de repente; de um momento para o outro aceita o Apalpamatina como Mestre, e logo a seguir já anda a matar putos e a esganar a Palomé;
ponto 3) ninguém dabia que o Chewbacca e o Yoda eram unha com carne; isso significa que o Chewbacca tinha idade para ser pai do Harrison Ford!

Quanto à «forma» e ao «conteúdo», admito terem-me "passado ao lado". Vendo os 6 filmes em retrospectiva, acho que, sem qualquer réstia de dúvida, exige-se um 7º episódio só com o Jar Jar Binks e os Ewoks!

P.S.: Espero que tenham ficado surpreendidos por eu ter presente tantos nomes da saga...

 
At segunda-feira, maio 23, 2005 4:56:00 da tarde, Blogger Mike escreveu...

Por incrível que pareca o Carlitos está a tornar-se num geek dos grandes! Tenho de dizer que concordo contigo, pois a transformacao de Anakin em Darth Vader é muito subita. Percebe-se o desejo que ele tem em querer ter mais poder para poder salvar a sua girl, mas daí a jurar fidelidade ao imperador e esganar a Padmé...
Outra coisa que acho mal contada é o facto de se ele tem tanto desejo de ser poderoso, como é que se deixa ficar sob o comando do Imperador e até do Moff Tarkin no episódio IV.Enfim algumas incongruencias, mas a quem é que isso interessa. O BENFICA É CAMPEAO!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home