sexta-feira, dezembro 30, 2005

Algarve esquecido...

Curiosa a ideia que se tem de um lugar que se julgava conhecer razoavelmente. Vim a descobrir que apesar de ter passado férias no Algarve durante vários anos, não conhecia o verdadeiro Algarve.
Em duas semanas apenas deu para ter uma pálida ideia do interior do Algarve e porque não de Portugal. Fui a montes tão isolados que se dermos uma volta de 360º não se vê uma única casa no horizonte. Sítios em que não há electricidade ou água corrente. Falei com certas pessoas que provavelmente não falaram com mais ninguém essa semana para além de mim. Gente cuja fortuna se resume a 3 vacas 2 porcas e 7 ovelhas, todos a viver juntos num ermo desterrado numa casita de pedra remendada com chapas de zinco.
Consegui atascar um jipe que só saiu do lugar com a ajuda de um tractor. Subi estradinhas de lama capazes de amedrontar um piloto do Lisboa-Dakar. Conheci gente como o Inaicinho,Ti Jaquim, etc, que não sabem ler nem escrever e que assinam com o dedo. Aprendi expressões como malear, jacas, marafado, vaca limada, etc...
Ainda me espanto com certos nomes de terras tais como o Purgatório, Cumeada,Perna Seca, etc...
Ainda não comecei a receber chamadas a meio da noite, mas quando tal começar a acontecer certamente terei muito mais para contar.
Por enquanto a minha experiência de clínico ainda não é muito extensa, mas já deu para recorrer a arte do desenrascanço, pois ontem entubei uma ovelha com um bocado de mangueira emprestada.
Ainda não fui pai dado que os dois borregos que tirei ontem já estavam mortos quando cheguei. De certo melhores dias virão, de preferência sem Brucelose...

4 Comments:

At sábado, dezembro 31, 2005 1:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro Colega dos Algarves,

Aqui vai um mini-dicionário para que possas conviver sem complexos com todos os Ti Jaquins...

Arramada - estábulo
Ferrrujão - hemoglobinúria
Vaca Empanzinada - vaca timpanizada
Mojo - úbere
Partes/ Natureza - vulva
Animal a bater - hiperpneia
Limo - corrimento vaginal

Bem , há muitas mais mas agora não me lembro...
Boa Sorte!

 
At segunda-feira, janeiro 02, 2006 11:44:00 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

vejo que estás a adorar... aposto que é uma experiência de vida que vale a pena! Diz qq coisa qd vieres a lisboa... Bjo grande

 
At segunda-feira, janeiro 02, 2006 12:39:00 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Gostei muito deste trecho, sobretudo pela sua espontaneidade. Não fiques só pelo blog! Aponta os pequenos detalhes e as tuas sensações/descobertas num caderninho diário. È (relativamente) fácil, embora te exija muita disciplina. Mas, daqui a uns anos, vais encontrar coisas muito giras que, doutro modo, serão varridas pela poeira do tempo.
P.S. Aguentem o blog!

 
At sexta-feira, janeiro 06, 2006 11:37:00 da manhã, Blogger sara escreveu...

O Algarve é esquecido e deve ser desprovido de ligacöes internéticas - quando te voltamos a ler? Passas a ser escritor de fim de semana?

Beijinhos! Para todos.

 

Enviar um comentário

<< Home